domingo, 21 de outubro de 2007

Faculdades Cearenses - FaC investem na qualidade funcional


O objetivo é aumentar a eficiência, produtividade e bem estar com melhoria na qualidade de vida do corpo funcional, através da implantação de programa de exercícios físicos regulares na instituição.

Os grandes desafios que o mundo moderno apresenta ao homem têm provocado mudanças significativas em seus hábitos e costumes para que cada vez mais o escasso tempo disponível possa ser preenchido com qualidade e bem estar, quer no trabalho, quer no lazer. Na atual relação com o mercado de trabalho, os avanços tecnológicos e a constante necessidade de superação e estabelecimento de metas, vêm ocasionando um intenso processo de doação e comprometimento por parte do funcionário, o que obriga as empresas a operarem em tempo integral para satisfazer às necessidades de seu público alvo. Tal política, tem ocasionado não só um desgaste mental, como também um desgaste físico no corpo funcional, o que pode resultar em estresse, cansaço, e até problemas mais complicados, comprometendo o desempenho e o bem-estar de muitos funcionários, submetidos a jornadas de trabalho prolongadas.
Para tentar minimizar o problema, especialistas em medicina do trabalho criaram a ginástica laboral, atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador e evitar a queda na produtividade na empresa. Os benefícios para o trabalhador e para a empresa foram significativos.
Dentro dessa perspectiva, as Faculdades Cearenses – FaC, instituição de ensino superior, localizada na Av. João Pessoa, em Porangabussu, Fortaleza-Ce, implementou, junto ao seu quadro funcional, a prática da ginástica laboral, contratando o professor Máximo Maciel, para ministrar as aulas. Profissional da área de Educação Física, Máximo Maciel, com experiência no trabalho com funcionários e colaboradores de grandes empresas, destacou os benefícios da prática da ginástica laboral. Para o trabalhador, a ginástica laboral promove a reeducação postural; alivia o estresse; diminui o sedentarismo; aumenta o ânimo para o trabalho; promove a saúde e uma maior consciência corporal; promove a integração social; melhora o desempenho profissional; diminui as tensões acumuladas no trabalho; previne lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Já os benefícios da ginástica laboral para as empresas são: a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho. Há, inclusive, estudos constatando um retorno de até cinco vezes a verba investida por uma empresa em programas de implementação de atividades que melhoram a qualidade de vida do trabalhador dentro da empresa, como ginástica e hábitos de saúde e alimentares, o que se traduz considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.
Nas Faculdades Cearenses - FaC, o projeto de implementação da ginástica laboral surgiu da necessidade dos funcionários terem um melhor desempenho, aliado a uma qualidade de vida melhor, pois, a instituição funciona, desde as primeiras horas da manhã, até às 22:00h, em turnos, e alguns funcionários têm que fazer hora-extra. Os exercícios de ginástica laboral são sempre realizados às terças e quintas-feiras, após o horário dos expedientes (turnos), com duração de 10 minutos, a sessão. Professores e funcionários da instituição participam das atividades que são sempre incrementadas com atividades complementares de cunho motivacional. Os benefícios da ginástica laboral estão relacionados diretamente ao tipo de trabalho que é realizado. A maioria dos exercícios tem por fito amenizar a tensão constante a que é submetido um funcionário ao executar determinada tarefa, seja física ou de natureza intelectual. Funcionários que realizam trabalho braçal, com manuseio de instrumentos, ferramentas ou produtos têm um programa de exercícios diferenciados, com ênfase para a parte muscular. Por exemplo, funcionários que trabalham em serviços gerais e com reforma e manutenção patrimonial, devem ser orientados para a prática de exercícios que evitem o surgimento de lesão muscular ou algo similar, por fadiga dos músculos, ocasionados por sobrecarga. Já os funcionários da parte administrativa, como digitadores, secretárias, atendentes etc e os professores, os exercícios são direcionados para a correção postural, em decorrência de problemas relacionados com a má postura, fadiga muscular ou visual, pela longa exposição, quer em pé, sentado, digitando etc. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões no ambiente de trabalho. O ideal é que a cada duas horas de trabalho o funcionário realize alguns minutos de atividade física, afirma o professor Máximo Maciel.
Funcionários administrativos e professores das Faculdades Cearenses - FaC, que participam do programa de ginástica laboral, foram procurados para darem seus relatos e todos foram unânines em suas opiniões: “a ginástica laboral tem ajudado na melhoria de nossa saúde física, reduzindo e prevenindo problemas futuros. Não sobrecarrega nem cansa, pois é leve e de curta duração, trazendo ainda, uma maior integração entre os funcionários”. Afirmou um funcionário da instituição.

Fortaleza(CE), 18 de outubro de 2007.


Luis Guilherme Moura Gaya

Matéria realizada pelo aluno Luis Guilherme Moura Gaya, do curso de jornalismo, 4° semestre, turma JJ42, de acordo com a pauta “A prática da ginástica laboral nas Faculdades Cearenses”, elaborada pela aluna Hercilia Maria Pereira Duarte, também do curso de jornalismo, 4° semestre, turma JJ41, como parte das atividades curriculares da disciplina Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística, ministrada pela profª Mara Cristina.

2 comentários:

Unknown disse...

luis parabens sua materia ficou otima, n�o imaginei que a pauta que sugeri ficasse t�o boa. parabens fiquei muito contente.

Unknown disse...

Gui,
Muito legal seu blog, querido.
Conheci agora, já até imprimi a posição correta do uso do computador, é que ando sofrendo de umas dores por conta disso.
Bem, sempre que puder estarei por aqui.
Beijos, de uma amizade de 30 anos...exatamente 30 anos completamos esse ano.
Seja feliz, meu caro!!!